top of page

Os Trilhos de Nísia Floresta

  • Michell Fernandes
  • 30 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

nisiaflorestaporluiscarlosfreire.blogspot.com

Definir a situação política de Nísia Floresta nesse ano eleitoral é no mínimo obscuro, visto que, o conhecimento esta ao alcance de todos nos dias de hoje. Outro fator muito forte dentro de nossa cidade é a paixão política e ideológica que afeta a construção da identidade dos nisienses, más, a meu ver, Nísia passa, a duras penas, por um amadurecimento político, que terá consequências benéficas, mesmo que, em longo prazo.

Sabemos que o processo eleitoral terá finalizado com o resultado das eleições neste próximo domingo, más, o que realmente fica notado nesse meio tempo de campanhas políticas? Temos muitos candidatos cheios de promessas, projetos, causas e efeitos, cada um, com seus ideais que ficarão registrados nesse ano eleitoral, como sendo uma das campanhas mais disputadas da história política de Nísia Floresta, pois, na campanha passada, por exemplo, não tínhamos o uso intenso das tecnologias disponíveis atualmente e a tendência é que mudaremos ainda mais a forma de interagir com a política nas próximas eleições.

Os caminhos que a nossa cidade segue atualmente, não são lá esses jardins floridos com aroma de rosas do campo, más, podemos enxergar bem ao longe, um horizonte tímido de esperança, sobre as alternativas que brotam literalmente nos trilhos de Papary. A partir de segunda-feira, teremos traçado os rumos de Nísia nos próximos quatro anos, os quais seguirão com a nova ou a velha gestão, e dando continuidade a esse pensamento, temos propriedade em afirmar que estamos parados no tempo, sem investimentos de grande porte ou grandes projetos que saiam realmente do papel.

O potencial que Nísia tem para se desenvolver em grandes projetos é imenso, o que precisamos é de gestores com vontade de botar a mão na massa e explorar tudo o que temos em favor de nós mesmos, tendo em vista que nossas principais carências podem facilmente serem desenvolvidas, a partir de investimentos em áreas especificas que norteiam toda a cadeia evolutiva da cidade, ou seja, investimentos na área de geração de empregos. Partindo desse contexto, a criação de empregos e geração de renda, daria inicio a uma cadeia evolutiva dentro de nossa cidade, que mudaria drasticamente todas as relações, com isso, teríamos a plena certeza, por exemplo, do poder de decisão daquele cidadão que conquistou sua vaga de emprego sem nenhuma intervenção política e ao mesmo tempo a sua dignidade. Uma das características mais comuns na política de Nísia Floresta é o coronelismo, ou como alguns conhecem o voto de cabresto, o curral eleitoral etc. Enfim, estratégias que vem dando certo há muitos anos, pois, para se ter um emprego nos dias de hoje na cidade, se não for a alguns poucos ramos de negócios do setor privado, provavelmente será na base de um coeficiente de indicação política através de um contrato, e sendo assim, é seguro que foi empenhado quase que a própria alma em devoção e apoio a uma única pessoa, cujo objetivo é nada mais do que, se manter no poder por meio do controle total de algumas vagas na prefeitura.

Por que será que não me surpreendo quando vejo um conhecido que, contratado pela prefeitura, dá o seu melhor levantando uma bandeira que não apoia em sua sã consciência, se prendendo em discussões de problemas que não são de sua responsabilidade e nem tão pouco o afetará, levando os questionamentos políticos para o lado pessoal, criando inimizades com todos que se posicionam contra o partido dele, se nem mesmo o próprio político, cria um mal estar com tantos assim? Acredito que, se estivesse no mesmo padrão, nível ou situação que o conhecido se encontra, talvez eu compreenda a necessidade em colocar comida dentro de uma casa de família que por muitos anos, sempre foi carente de uma boa educação de qualidade, de investimentos em áreas de geração de empregos e que sem nenhuma dessas ou de outras opções, torna-se refém do sistema. Isso não significa que sejamos inocentes, pelo contrário, o preço o qual pagamos por uma simples esmola política é muito mais caro do que se pensa, mas, não cabe esmiuçar aqui o valor real dessa transação que envolve gastos excessivos, super faturamentos, perca de dignidade, entre outros prejuízos que somados e divididos, o resultado somos nós mesmos.

Enquanto o número de lagoas em Nísia Floresta diminuiu lentamente devido a seca que castiga todo o Nordeste nesses últimos anos, a quantidade de candidatos a vereadores aumentou demasiadamente nesse mesmo período. E bem certo que são contrastes totalmente diferentes do contexto abordado, pois, estamos perdendo nossas belezas de maneira natural, em contra partida, também estamos perdendo a noção de julgar ou distinguir um conceito em si, bem como, de pensar e decidir sobre nossas próprias escolhas. Será mesmo que não existe opção na política ou candidatos capazes de apresentar ideais consistentes, para fazer a engrenagem girar e colocar Nísia novamente em cima dos trilhos? Não se trata de rotular os novos ou os antigos, nem tão pouco, de citar somente candidatos a vaga de vereador ou prefeito, é preciso evidenciar que o poder de escolha está dentro de cada um, e nenhum político jamais conseguirá dominar esse tipo de compreensão.

À medida que crescemos e nos interessamos por uma causa, motivo ou razão, ficamos menos vazios na condição de pessoa e passamos a dar credibilidade ao pluralismo, ou seja, nos reconhecemos melhor. A esperança sempre será a última a morrer e a cada nascer do dia, o povo de Nísia, mesmo que aos poucos, irá superar o passado político que tanto castiga nossa cidade. Talvez eu não seja a pessoa certa para afirmar isso, más, sinto um grande contentamento em vê a humildade de muitos por aqui, reconhecerem seus limites e ainda sim, não desistirem de batalhar por dias melhores, tal essência, valoriza o ser humano como parte de um coletivo que independente de partido ou posição, deseja o bem estar incomum a todos. Somos a favor da democracia, e acreditamos na vontade da maioria dos votos neste pleito eleitoral, que se aproxima do fim.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page