top of page

Eleições Municipais 2024: Desapegando do "feijão com arroz" para vereador em Nísia Floresta

  • Foto do escritor: tnisia
    tnisia
  • 15 de jun. de 2024
  • 7 min de leitura

Neste artigo, tentaremos abordar de uma maneira fácil e prática, os conceitos que norteiam o cidadão para o processo de escolha daquele que deverá lutar pelos interesses da comunidade como um todo. Com situações do cotidiano da cidade de Nísia Floresta e das demandas dos municípios, levaremos a você leitor, uma reflexão com temas simples que irão lhe ajudar na escolha do seu representante para Câmara de Vereadores de Nísia Floresta nas próximas eleições. Temos exemplos de mandatos ligados as comunidades que norteiam a Colônia do Pium e adjacências ao longo de décadas, más que em muitos casos, a população local ainda não se senti amplamente representada por líderes que estejam presente no dia dia dos moradores.

A ausência de um representante da câmara que seja atuante e ao mesmo tempo, conectado com o povo que o elegeu, se revela através do atraso no desenvolvimento dessas comunidades ao longo de décadas.

Agora que já entendeu um pouco sobre demandas e lembrou da sua comunidade, levaremos a você conceitos e dicas para melhor lhe preparar e saber escolher o seu vereador em 2024. Antes de iniciar alguns questionamentos que norteiam o eleitor para a escolha do seu representante na Câmara, queremos deixar claro que ao contrário do que muitos pensam e comentam nas rodas de amigos, o vereador não é o responsável direto pelo descaso ou pelos problemas mais recentes enfrentados nas comunidades. Lembre-se: a principal parcela de responsabilidade sempre será do povo que elegeu seus representantes no último pleito eleitoral, más, isso também não quer dizer que uma vez eleito, o vereador não poderá ser cobrado.

Sendo assim, lançamos alguns temas a serem discutidos e até questionados que lhes ajudarão a manter ou a mudar sua posição, com relação ao seu representante na Câmara de Vereadores de Nísia Floresta.

Na sociedade, temos autonomia para se comunicar com pessoas e setores em busca dos nossos propósitos, más, para isto, precisamos de uma comunicação assertiva, que seja clara e objetiva. O outro lado precisa ter a oportunidade de entender o que realmente queremos passar e o bom uso do respeito ao próximo, nos ajudará a ter mais empatia com todos, evitando erros que geralmente cometemos por causa do fator emocional que distorce todo um contexto que se almejava alcançar.

Seguindo o nosso raciocínio, antes de chegar com perguntas óbvias, podemos fazer um exercício básico, tentando responder nossos próprios questionamentos, para só então, ter uma melhor noção de como você será visto perante o que fala. E claro, para que isto não aconteça de forma negativa, listamos perguntas simples a serem respondidas por nós mesmos: Faça uma breve caminhada ou visite alguns lugares próximos de sua residência e depois se pergunte como está a sua comunidade, o seu bairro, a sua rua? Quantas vezes você ou seu parente precisou de um serviço básico de saúde e vivenciou uma experiência boa ou ruim ao utilizar? Você, seus filhos ou parentes estudaram ou estudam na rede municipal de educação de Nísia Floresta? Qual a impressão que tiveram, comparadas a qualidade da educação ofertada pelo estado aqui na Colônia do Pium e adjacências?

Hoje em dia, possuímos nosso próprio meio de transporte com muito mais facilidade do que em anos atrás, más ainda sim utilizamos o transporte público como um dos principais meios de locomoção. Já precisou usar ou observou com anda a qualidade deles? Quando estamos chegando em nossa comunidade, percebemos o quanto temos de iluminação pública disponível e funcionando, más, atualmente ou anteriormente como era ou está aquele poste da sua rua?

Aqui em Nísia Floresta possuímos muitas estradas vicinais e acessos aos mais variados locais, sejam eles de fácil ou difícil acesso, sendo alguns deles atualmente pavimentados. Mesmo assim, temos relatos de estradas que precisam urgentemente de recuperação, então como podemos indagar isto perante ao pré-candidato que irá fazer a fiscalização e a cobrança do executivo da cidade? A limpeza também é uma questão de saúde concorda? Por acaso já andou por trechos da sua comunidade que necessitam de uma atenção maior do poder público? Levar fatos como este ao pré-candidato a vereador vai força-lo a pensar de maneira mais profunda na hora de lhe responder. Atenção! Cuidados com as desculpas ou promessas, pois, é nessa hora que melhor poderá observar a postura dele. Saindo de temas específicos e entrando em assuntos gerais, quais são os principais problemas(demandas) que pretende discutir com o seu candidato? Eai, já parou para pensar nisto?

Agora que você criou uma base para sua reflexão, devo lhe informar que isto é apenas a ponta do iceberg com relação aos questionamentos gerais que podem ser debatidos com o seu candidato à vaga do legislativo de Nísia Floresta. Na melhor das hipóteses, façam juntos uma reflexão, independente de partido ou do político em si.


ree

Nas visitas técnicas que já estão ocorrendo em muitas casas e ruas do nosso município, elas geralmente são acompanhadas de um bom cafezinho e bate papo agradável. Este é um bom momento em que recomendamos sair da posição de lagartixa em cima do muro e parar de ficar somente balançando a cabeça. Tenha autonomia e procure conversar com todos, independente de já ter ou não o seu futuro representante, pois, terá oportunidade de conhecer os demais pré-candidatos e o que eles pregam em suas propostas para buscarem os votos.

Você pode não conhecer toda a comunidade e os seus problemas, más com certeza conhece alguma parte dela e de todas as outras ao redor e tem uma visão geral do que pode ser melhorado, através de um representante que leve seus anseios à câmara. Se você mora na Colônia do Pium, deve saber o que mais lhe afeta ou importa.

Já se você mora em outras comunidades do entorno como Rua Da Lama, Lago Azul, Forró do Pote, Colônia de Cima, Hortigranjeira ou até Alcaçuz. Qual é de fato o problema que enfrenta atualmente e pretende que ele levante sua bandeira lá Câmara Municipal de Nísia Floresta? Pois bem, não perca tempo e anote aí no seu caderninho ou no seu celular para quando for receber os pré-candidatos em sua casa ou na sua rua, debater com eles de maneira assertiva e com foco na solução de fato.

Mesmo não sendo a solução dos problemas, essa pequena atitude lhe dará plenos poderes de exercer sua cidadania para cobrar durante os quatro anos de mandato, quem de fato poderá lhe ouvir e levar sua voz para câmara. Vale lembrar! Nenhum pré-candidato a eleição ou reeleição, após eleito, será a solução dos problemas. Há muito o que se analisar e discutir com o seu pré-candidato, então, fique bem atento a essa outra dica: Não votar em ninguém, matematicamente beneficiará aquele que menos representa os seus ideais e provavelmente poderá ser eleito pela ausência do seu voto. Então, tire logo o fator emocional de lado e procure fazer toda a diferença onde mora. Atualmente a Colônia do Pium não tem nenhum vereador que fora de campanha, visite e busque permanentemente as vozes dos seus eleitores em suas casas ou na sua rua e seja aquela ponte entre a vontade popular e o Legislativo de Nísia Floresta. E um dos motivos que creditamos talvez seja a ausência de líder que esteja morando em uma de nossas comunidades. Alguém que sinta a experiência que um morador da Colônia, do Lago Azul, da Rua Da Lama, do Forró do Pote, da Hortigranjeira ou de qualquer outra comunidade experimente no seu dia dia as dificuldades enfrentadas.

Atualmente, temos vários pré-candidatos em nossas comunidades, más é preciso que atendam ao clamor popular.

O pré-candidato a vereador precisa ter mais empatia do que imaginamos e saber ouvir o povo, pode ser uma excelente ferramenta na sua pré-campanha. Se chegou até aqui na sua leitura é por que esse tema é de grande relevância para você cidadão, então parabéns pelo foco! Agora lembre-se: a campanha se aproxima e precisamos fazer escolhas! Pesquise, procure os pré-candidatos e veja o que eles têm a dizer, pois, não votar em nenhum não vai resolver. Ainda por cima, será difícil alguém escutar um cidadão que vier afirmar não ter exercido o seu papel nas escolhas dos seus representantes.


ree

Já falamos anteriormente, más agora com o conhecimento em mãos, não podemos mais confundir promessas com propostas, sua habilidade de detectar isto fará toda a diferença quando estiver debatendo com o seu possível pré-candidato. Isso por si só, mudará a postura de qualquer um que vier tentar lhe convencer a votar nele sem apresentar nenhuma informação baseada em fatos, pois uma vez que não tem conhecimento do que fala, provavelmente não vai saber o que argumentar ou deverá fazer e perderá o seu voto. Em outro cenário, esse mesmo pré-candidato sendo eleito, dará continuidade à uma cultura baseada somente em narrativas de ataques e defesa durante o seu mandando, esquecendo-se do povo que lhe confiou a missão de representar a sua comunidade, a sua vontade, o seu anseio e principalmente: o seu voto.

Se ainda tem dúvidas sobre o voto no seu pré-candidato, se ele deixou a desejar e acha que não irá lhe representar na Câmara, é hora de reavaliar o que foi proposto e o que ele de fato está empenhado à fazer durante o seu mandato através de ofícios, projetos e fiscalizações. O seu representante, precisará ficar atento aos problemas da comunidade em vários aspectos comuns a muitas cidades: Uma educação de baixa qualidade, altos índices de desemprego, violência e criminalidade crescente (sendo este, competência do estado), escassez de moradia, baixa qualidade dos serviços de saúde e a falta de saneamento. Você precisa ter consciência que estes ainda são alguns dos problemas sociais que mais precisamos entender quando estamos conversando com os pré-candidatos ou pesquisando entre eles, um perfil que mais se aproxime dos seus ideais e objetivos a médio e longo prazo.

Vale lembrar sempre que o papel do vereador em termos gerais é: visitar as comunidades, está permanentemente ouvindo as demandas do povo local, buscar soluções, elaborar leis para o município, fiscalizar o executivo, buscar transparência dos gastos públicos e promover o pleno exercício da cidadania.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page