Retorno do atendimento odontológico na Colônia do Pium
- Michell Fernandes
- 23 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Depois de algumas reformas ocorridas na UBS da Colônia do Pium, a unidade recebeu investimentos de ordem estrutural no qual objetivou a melhoria na qualidade do atendimento como um todo. Porém não é o que populares vinham relatando, pois através de uma conversa informal com algumas pessoas, as mesmas relataram não haver atendimento odontológico há muito tempo e que, quando buscavam qualquer informação sobre o porquê desta falta, eram informados que a unidade estava com todos os equipamentos que precisava, sendo impossibilitado de ocorrer o atendimento por causa da cadeira de dentista que se encontrava danificada. Este foi um dos principais motivos pela interrupção do atendimento odontológico.

A indignação tomou conta de alguns moradores pela interrupção do atendimento há um bom tempo e existem alguns fatos importantes que devem ser levado em consideração: A cadeira foi entregue nova? Quanto tempo esta cadeira funcionou? O que o profissional, neste caso a dentista, vem fazendo durante este tempo ocioso?
No último dia (22), estivemos entrando em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta e mesmo solicitando informações acerca deste problema, nos foi dito que a pessoa por nome de (Raíssa) era a coordenadora responsável e não se encontrava no momento, pois, somente ela poderia nos fornecer informações a cerca do referido problema. Não é novidade para nenhum de nós munícipes, ser direcionado ou de forma indireta, ignorado quando buscamos simples respostas a fatos como este dentro de alguns setores que fazem a gestão municipal de Nísia Floresta.
É importante afirmar que não se trata de uma negação de informação ou até mesmo, de atendimento ao público, pois, o que estamos constatando é a falta de informação necessária e o limitado número de pessoas que detém.
Hoje, antes mesmo de realizar uma nova tentativa de contato com a coordenadora responsável, fizemos uma visita a UBS, onde, nos deparamos com profissionais designados pela prefeitura realizando todo o reparo necessário para que o atendimento volte ao normal esta próxima semana. Na oportunidade, verificamos com a assistente da dentista como se dará o atendimento e a mesma nos informou que serão entregues em média 10(dez) fichas para os primeiros pacientes que chegarem a UBS. Os documentos necessários a marcação de consulta são o número do prontuário e o cartão do SUS. O atendimento será de segunda a sexta feira, tendo pontos de paradas somente com relação a feriados e futuras exceções que venham ser preciso.
Estaremos de olhos bem aberto e buscaremos respostas concretas sobre a interrupção do atendimento odontológico na UBS da Colônia do Pium. Não indo muito longe de compreender o problema e sua gravidade é sabido de qualquer um sobre os deveres dentro da esfera pública e com base nisto, afirmamos: é preciso que a secretaria responsável solicite regularmente um levantamento de todas as necessidades de reparo no equipamento odontológico, bem como, a manutenção e abastecimento do material necessário a continuação deste atendimento na UBS da Colônia do Pium.
Comentários