Solidariedade
- Michell Fernandes
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Quando a união e o espírito de equipe crescem dentro de uma comunidade, não há distinção de classe, religião e política que impeça o sentimento de solidariedade em ajudar ao próximo.
Recentemente o comerciante Reginaldo que é bastante conhecido pela comunidade, teve seu veículo de trabalho, onde vende frutas e legumes, incendiado por uma provável pane elétrica que infelizmente resultou na perca total do mesmo. Atualmente Reginaldo faz parte do Terço dos Homens aqui na comunidade e assim que o grupo ficou sabendo do fato, ficaram sensibilizados diante da gravidade e prontamente propuseram-se a dar um amparo ao mesmo.
Reginaldo tinha o seu veículo como principal fonte de renda e diante do incidente, o grupo Terço dos Homens em uma iniciativa conjunta com populares da Colônia do Pium e adjacências, sentiram-se comovidos com o ocorrido e organizaram uma campanha em prol da aquisição de outro carro. A partir dai, foi formado um grupo de pessoas intitulado “Unidos Somos Mais Fortes” com o objetivo de arrecadar a renda necessária à compra do veículo.

A ação contou com doações de muitas pessoas, independentemente da condição social e o resultado não poderia ser diferente, pois, a campanha foi um sucesso. De certa forma, esta corrente de solidariedade renovou o sentimento de união na comunidade que fez a entrega do novo carro a Reginaldo no último dia (28) de abril, ao final da celebração na capela São Francisco.

A impressionante união e solidariedade que tomou conta esses últimos dias na comunidade, superou os objetivos e expectativas da campanha que além de conseguir doar um novo veículo de trabalho para Reginaldo, o restante dos valores arrecadados foi destinado a algumas pessoas enfermas que estão precisando de ajuda relacionada a medicamentos, produtos e alimentos específicos, no sentido de proporcionar um conforto maior.
É importante afirmar que este sentimento de solidariedade entre as pessoas, reflete a fundamental importância que é o reconhecimento de um para o outro. A cooperação, o sentimento de ajuda ou qualquer outra definição para a solidariedade, renovam as praticas políticas e sociais fazendo com que as pessoas reflitam sobre seus gestos e suas próprias visões. É nesse sentido que o exercício da cidadania é construído, embora muitas vezes, sabemos que o caminho não é tão simples, pois na política, por exemplo, em vez de investir em gestos concretos, solidários ou em ações sociais de maneira mais dinâmica aqui na Colônia do Pium, prevalece a crença de que avanços diversos dependem de conchavos, burocracia (ou popularmente jogo de empurra entre as esferas municipal, estadual e federal), ideologias partidárias ou simplesmente das promessas nunca cumpridas.
Reconhecer a importância de um para o outro, deixar as indiferenças de lado e principalmente, sair da sua zona de conforto para preocupar-se com a dor ou o sofrimento alheio é uma postura que requer disposição e vontade de superação.
Por estas e outras ações que vem acontecendo em nossa comunidade é impossível não reconhecer que a comunidade está de parabéns! Em especial para o Terço dos Homens e o grupo criado em prol da causa, Unidos Somos Mais Fortes!
Confira abaixo algumas imagens da entrega:






Comentários